EUROPEAN MONEY QUIZ

É já no dia 21 de janeiro que iremos participar na fase Challenges do European Money Quiz.

Com esta competição europeia, jogada online através da app Kahoot, pretendemos fomentar a literacia europeia nos nossos alunos e desenvolver literacia económica num mundo onde a economia é, cada vez mais, global.


Trabalhar a partir de casa!

Por vários motivos, vemo-nos, por vezes, limitados nas nossas deslocações.

Hoje-em-dia, a tecnologia pode-nos ajudar a ultrapassar esse problema, quebrando barreiras espaciais e levando a escola à casa dos nossos alunos. 

Por diversas vezes, alguns dos nossos alunos assistiram e participaram nas aulas a partir das suas casas. Mesmo em situação de trabalho de grupo.

Desta vez foi uma aluna do 9º ano que esteve presente nas aulas de Português e Geografias em sessões síncronas. Recorrendo ao Skype e ao Teams, participou oralmente em algumas questões colocadas pelos professores tendo ainda trabalhado numa pesquisa e elaboração de um trabalho de pares.


E aí estão os resultados do projeto InterEscol@s



E já vamos na segunda sessão!
Os grupos das duas escolas estão empenhados nas suas tarefas, trabalhando à distância em documentos partilhados, e comunicando através do Teams.



PiE – Projeto InterEscol@s

Já imaginou alunos de duas escolas que distam mais que 300 km, a trabalhar em grupo?

Pois é, em dezembro, alunos de turmas do nono ano, da Escola Secundária/3 Rocha Peixoto de Póvoa do Varzim (9ºB) e alunos do 9ºA do Colégio Vasco da Gama, irão formar grupos para analisar e debater alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Apoiados em tablets, computadores e smartphones, os alunos irão trabalhar colaborativamente através do Teams e do Skype, criando, por estes meios, as equipas de trabalho.

Iremos usar ainda, ferramentas de colaboração e de avaliação formativa, como o Padlet, forms, Flipgrid e PowerPoint online.

Estamos ansiosos para que chegue o dia!

Imagem1

BU4Y

No âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas, as turmas do 12º ano fizeram campanhas de sensibilização direcionadas para os alunos do terceiro ciclo.

Sob o nome de BU4Y (By Us For You), este projeto, que já conta com 4 anos, ganha cada vez mais sentido no mundo conectado em que nos movimentamos.

Para aproveitar ao máximo as potencialidades que a Internet nos oferece, é necessário que se desenvolva uma cultura de segurança e respeito, que deve começar desde muito cedo.

Uma vez que  no projeto iClass, os nossos alunos trabalham diariamente em rede, estas campanhas centram-se em temas como o Cyberbullying, NetEtiqueta, Palavras Passe Seguras, Navegação Segura e Dispositivos Móveis e Conectáveis. Já se abordam, também, algumas ideias sobre IoT.